terça-feira, 1 de julho de 2014

CRÔNICA - As vantagens e desvantagens de ser uma Leitora de Cidade Pequena

Postado por Bárbara Bigosinski às 21:05
 Quem já leu minha bio no blog, sabe que moro em Ubatuba, no litoral norte paulista.  Uma cidade pequena, porém muito charmosa e com praias paradisíacas.
Para muitos é um sonho morar no litoral (e realmente é incrível morar aqui) mas, para um leitor, isso pode ser uma chatice!
Esse post tem como objetivo ressaltar que apesar de alguns problemas, não existe desculpa para ser um leitor voraz. Vale lembrar que esse é meu ponto de vista, da autora do blog e, quero apenas mostrar um pouquinho de como “alimento” meu vício literário.

Quando comecei a ler, um pouco mais de dez anos atrás e ainda criança, aqui não existia livraria, tampouco era comum fazer compras pela internet.  Minha mãe então assinava os gibis da turma da Mônica, que foi a chave para esse mundo mágico da leitura. Depois, querendo ler um pouco mais, só me restava ler na escola. Sempre tive, além dos gibis, muitos livros em casa, daqueles cheios de figuras e com imagens em relevos, mas ainda assim queria mais. A biblioteca da escola era o único lugar que eu tinha para ler.  
Já na adolescência, eis que Harry Potter entra na minha vida.  Mas quem era Harry Potter numa cidade pequena? Só fui descobrir no cinema, quero dizer, na televisão, pois aqui também não tinha cinema.
Passei a ler os livros da série do meu amado bruxinho na escola, sempre pegava emprestado e me divertia viajando por Hogwarts, e foi assim todo o meu período escolar. Foi na biblioteca da escola que conheci desde “O Pequeno Príncipe” até Machado de Assis.
Indo para os dias de hoje, com tanta tecnologia, Qual a Desvantagem ainda existentes? 

VARIAS....

Sim, aqui tem uma livraria, uma única. Sim, ela atende as necessidades da cidade! Mas você ainda deve estar se perguntando qual o problema?

Pois bem, vamos lá... Mesmo tendo a livraria, aqui não tem incentivo a cultura literária, não existe nenhum tipo de evento que divulgue ou explore essa diversidade. A qualidade do Marketing da livraria é baixo, sempre fico babando em cartazes, pôsteres e organizações dos livros que vejo na internet, pois aqui nunca tem nada.  As vezes os lançamentos aparecem na vitrine da loja, afinal, é uma vitrine mas, isso não significa que você irá achar o livro tão fácil.
A falta de conhecimento das pessoas também é um outro problema. Sempre que vou nessa livraria (apesar de não parecer, lá é meu lugar favorito na cidade, sou a prefeita no foursquare) percebo que a maioria dos clientes, uns 90%, são Turistas.  Uma porcentagem alta, não acham?

Os preços por aqui não são nada amigos, o que faz a compra online lhe poupar de R$10 a R$20 por livro. Até mesmo em uma famosa loja de departamento, facilmente acho algum livro legal, mas desencanto assim que vejo o estado em que o livro se encontra; amassado, rasgado, com orelhas...

Pra fechar esse “mimimi reclamão” e ir para as vantagens, cito um último problema, que pra mim é o pior.

LONGE DE TUDOI  Acho que esse é o Grande X da questão.

 Aqui fica longe de todas as capitais. As mais próximas, como São Paulo e Rio de Janeiro,  exigem de você uma viagem de  ao menos 4 a 5 horas até seu destino final. Não é fácil se locomover para participar de uma Bienal, por exemplo.

Ok, já deu pra desanimar?
Realmente espero que não, pois nem tudo é tão ruim assim! Todo lado negativo tem o seu positivo.

É divertido poder conversar sobre seu livro favorito, mais legal ainda é poder apresentar ele a outras pessoas!
Em cidade pequena, é comum as pessoas conhecerem os livros mais populares, como A CULPA É DAS ESTRELAS e A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS. Mas quem não conhece? Se eu perguntar a alguém; Você já leu ou ouvir falar sobre EU ME CHAMO ANTONIO? Garanto, quase ninguém vai saber, mesmo ele sendo tão popular nas redes sociais.
Essa é a parte divertida de todas as dificuldades. Apresentar algo novo a alguém, compartilhar um pouco do seu conhecimento com as pessoas, levar a elas um pouquinho de cultura. Isso pode fazer o seu dia melhor e de outras pessoas também!
Um amigo me disse uma vez:

“A graça da vida está em conhecer o mundo das pessoas e apresentar o nosso a elas”

Sabe que ele tem toda a razão! Concordo com cada sabia palavrinha dele.

Acredito que a situação cultural da minha cidade não vai mudar, e que essa é a mesma situação de muitas outras mas, sei que em cada lugarzinho desse enorme país, sempre vai existir um coração apaixonado por livros.

Beijos.

Até mais! 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Por uma leitura Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos